A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z



BIANCHI, Luiz Pedro (Luiz Bianchi)

Buenos Aires/Argentina,  1877 - Ponta Grossa/PR, =  1943.

Fotógrafo. Criador da Foto Bianchi, em Ponta Grossa/PR, em 1909. Nascido na Argentina, imigra para o Brasil no início do século XX, já na condição de fotógrafo, profissão que aprendera durante o período passado no Exército. A princípio sua intenção é fixar-se na Lapa, local onde tem amigos influentes, gente ligada à política. Arrenda uma fazenda, cultiva e colhe uma produção considerável de batata e cebola, mas com a falta de transportes para escoar o produto é obrigado a vender a qualquer preço. Desiste da empreitada. Contratado pela São Paulo Railway como fotógrafo, registra as obras de arte de engenharia da empresa, que está rasgando o Estado com suas ferrovias. São fotos detalhadas, minuciosas, mostrando os detalhes técnicos. Ao casar-se com Maria Thommen, de família suíça, deixa a São Paulo Railway para aventurar-se como proprietário de uma casa fotográfica, em Ponta Grossa. A princípio abre um pequeno estúdio na atual rua Fernandes Pinheiro. Logo após muda-se para a rua XV de Novembro e, a seguir, para a rua Sete de Setembro. O estabelecimento atravessará o século, numa sucessão de pai para filho. Sua esposa torna-se sua principal colaboradora. Ela aprende os segredos do ofício e passa a revelar, retocar; faz, enfim, todos os serviços de laboratório. Dos três filhos do casal somente um deles, Rauly, nascido em 1911, é que herda a profissão. Inicialmente, ainda em um tempo em que o processo do magnésio é desconhecido, a fotografia depende do clarão do sol. Basta o dia estar nublado para inviabilizar o serviço. Entre abastados e famosos que posam para a lente de Luiz Bianchi um dos mais ilustres – ou o mais – é Theodore Roosevelt, acompanhado da esposa, segundo depoimento de Rauly concedido em 1982. Ele afirma que o casal dirige-se até o estúdio para registrar a passagem pela cidade. Eu lembro que eles estiveram lá em casa, e tenho uma vaga memória dele e da mulher dele. Eles passaram por aqui porque tinham interesses aqui no Sul. A terceira geração de fotógrafos – por intermédio de Raul Bianchi, neto de Luis – leva adiante a Foto Bianchi, até pouco antes do seu falecimento, ocorrido em 2002. Portanto, a Foto Bianchi completa quase um século de existência. Raul Bianchi deixa por meio de suas fotos preciosa documentação iconográfica de Ponta Grossa de 1909 a 1943, especificamente dos imigrantes, radicados na cidade, e seus descedentes, por quem é muito requisitado. Além da alta qualidade técnica com que trabalha, dá um importante legado à história psicológica e social Sul-brasileira.

Referências

BIANCHI, Rauli. Entrevista concedida a Loreno Luiz Zatelli Hogedorn e Roseli T. Boschilia para o Projeto Fotógrafos Pioneiros do Paraná. Ponta Grossa, 3 nov.  1982. Acervo: Casa da Memória.

Foto Bianchi, Dicionário Histórico e Geográfico dos Campos Gerais – UEPG. Disponível em: <http://www.uepg.br/dicion/f.htm> Acesso em: 5 fev. 2003.



Atualizado em - 24/03/2015 14:25:02
BIANCHI, Giovannina Baldisseri ←
→ BIANCHI, Raul



Desenvolvido por Hospedagem por